Como nos Relacionamos com o café

Ana Elisa

Como tudo começou...

O Elisa nasceu a partir da premissa de que a relação sincera entre as pessoas pode ser um fator de mudança para o mundo. Com isso em mente, antes mesmo da concepção do negócio, iniciei uma jornada pessoal em busca do que eu poderia ter de melhor a oferecer ao mundo: minhas forças, experiências, histórias de infância e aprendizados. O que começou como um simples levantamento de minhas experiências técnicas e profissionais, tais como a formação em Engenharia de Alimentos, um curso de gastronomia na Ferrandi de Paris e a administração de uma fazenda em Minas Gerais, logo se transformou em um processo de autoconhecimento em que, a partir de um olhar apreciativo, revisitei minha própria história, coletando dela o que havia de mais valioso: a infância no interior de Minas, onde o sino da igreja nos acordava pela manhã, a vida na fazenda, o cheiro doce do curral, a força do leite que saía da vaca, a admiração pela sabedoria das pessoas que trabalhavam a terra, os vínculos de confiança com aquela pequena comunidade. Esses eram os meus maiores tesouros e era isso o que eu tinha para compartilhar.

Mas você deve estar se perguntando: “- Ah, mas e o café?”

 

De certa forma, o café sempre esteve presente em boa parte dessas memórias. Mesmo mais tarde, quando me entreguei à eterna paixão de viajar, visitar cafeterias sempre fez parte dos meus roteiros e sou muito grata à oportunidade que tive de conhecer lugares de excelência inimaginável que me ensinaram que tomar um café podia ser muito mais do que experimentar uma bebida. Quando morei em Paris, uma das coisas que mais me impressionou foi a vida nos cafés: a atenção aos detalhes, a apresentação impecável, como aquilo tudo fazia parte da vida dos parisienses. Sem dúvida que todos esses aspectos, aliados, é claro, ao meu próprio gosto pela bebida, contribuíram para minha decisão de abrir o Elisa Café. Mas tem também outro ponto. Esse olhar apreciativo que usei para descobrir os tesouros que eu tinha para compartilhar com o mundo, acabou me ajudando a enxergar também a excelência do outro e até mesmo do meu país.


Por mais de 150 anos, o Brasil vem sendo o maior produtor global de café, responsável por 1/3 de toda a produção mundial desse grão, razão pela qual é também o maior exportador. Toda essa tradição significa não apenas um clima favorável, mas também a expertise dos produtores, muitos deles hoje envolvidos com a produção de grãos com qualidade superior.
Sendo assim, a ideia do Elisa nasceu quando senti um chamado para vencer um único desafio: a partir do meu melhor, reunir o melhor das pessoas para entregar a você uma das melhores coisas do Brasil, na forma de um café verdadeiramente especial.
Obrigada por fazer parte dessa história!

Ana Elisa Saldanha
CEO & Founder

Ana Elisa Saldanha

CEO & Founder

Saiba Mais